Ecoporanga encerra campanha com 2.060 crianças vacinadas contra a pólio

Quinta feira dia 02 de julho, foi encerrada a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a pólio. Segundo relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Imunização, em Ecoporanga foram vacinadas nesta primeira etapa da campanha 338 crianças menores de 01 ano, 1620 crianças de 01 a 04 anos e 102 crianças de 05 anos, totalizando 2.060 crianças vacinadas. Este total corresponde a 105,20% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o município. A campanha Nacional de Vacinação teve início no dia 20 de junho, com a realização do chamado Dia D, e encerrou-se quinta feira dia 02 de julho. No município, o excelente trabalho e o comprometimento da equipe de profissionais da Secretaria de Saúde durante a vacinação, tanto na cidade como nos deslocamentos na zona rural, garantiu o sucesso da campanha e a saúde das nossas crianças. Sabia mais sobre a doença A poliomielite é uma infecção grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso. As conseqüências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão mais grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte por meio de uma tetraparalisia. A doença é causada e transmitida por um vírus que entra no organismo via oral. A pessoa infectada pode transmitir a doença pelas fezes que, em contato com o ambiente, atingem quem não foi devidamente imunizado. Como o vírus é muito leve, ele pode ser levado pelo ar, entrar em contato com o alimento, com os brinquedos ou atingir a criança por via oral ou pela ingestão de água contaminada. Em ambientes com más condições de saneamento básico, o vírus pode contaminar a água, o solo e o meio ambiente de forma geral.

Data de Publicação: quinta-feira, 09 de julho de 2009