Ecoporanga es

De relevo relativamente elevado, a sede do município é localizada a 612m de altitude em relação ao nível do mar, é também o município mais quente da Serra do Castelo, e o único município do Espírito Santo que registra precipitação abaixo dos 800mm. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Ecoporanga, pela lei estadual nº 776, de 29 de Dezembro de 1953, subordinado ao município de Joeirana. Elevado à categoria de município com a denominação de Ecoporanga, pela lei estadual nº 897, de 12 de Janeiro de 1955, desmembrado de Joeirana. Sede no antigo distrito de Joeirana. Constituído de 5 distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Joaçuba, Joeirana, Novo Horizonte. Todos desmembrado do município de Joeirana. Instalado em 9 de Abril de 1955. Pela lei estadual nº 16, de 1956, a sede do município passou a denominar-se Ecoporanga. Localizado na Serra dos Aimorés, em face do acordo entre os Estado de Minas Gerais e Espírito Santo. Pelo decreto estadual nº 264, de 15 de Setembro de 1963, do Estado do Espírito Santo e decreto estadual nº 7166, de 15 de Setembro de 1963, do Estado de Minas Gerais, o distrito de Joeirana passou a integrar difinitivamente ao Estado de Minas Gerais. Pela lei estadual nº 3046, de 14 de Maio de 1976, são criados os distritos de Imburana e Santa Luzia do Norte e anexados ao município de Ecoporanga. Em divisão territorial datada de I-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Imburana, Joaçuba, Novo Horizonte e Santa Luzia do Norte. Pela lei nº , de é criado o distrito de Santa Terezinha e anexado ao município de Ecoporanga. Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o município é constituído de 9 distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Imburana, Joaçuba, Novo Horizonte, Santa Luzia do Norte, Prata dos Baianos, Ribeirãozinho e Santa Terezinha. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003. Alteração toponímica municipalJoeirana para Ecoporanga alterado, pela lei estadual nº 16, de 1956.

Data de Publicação: sábado, 10 de janeiro de 2009