Secretaria Municipal de Saúde lança Campanha da Sífilis

Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Ecoporanga realiza uma campanha de combate e rastreamento da sífilis. Com objetivo de reduzir o índice de sífilis adquirida em Ecoporanga e prevenir a sífilis que é passada de mãe para filho durante a gravidez. O paciente precisa apenas se encaminhar a um posto de testagem e estar com sua carteira de identidade, e estar em jejum. Caso o exame seja reagente, a pessoa terá consulta agendada e tratamento. De acordo com Coordenadora do Programa Saúde da Família, Wilziane Ramos Barreto a campanha vai contribuir com a redução do número de casos e alertar as mães para as complicações da sífilis congênita. “Os casos de sífilis que são transmitidas durante a gravidez são mais graves, que os casos de sífilis adquirida em relações sexuais com pessoas infectadas”, conta Wilziane. A coordenadora explica que a sífilis passada de mãe para filho, muitas vezes é irreversível e pode até levar a morte do bebê. Enquanto a sífilis adquirida tem tratamento. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) ocorrem por ano, no mundo, mais de 334 milhões de doenças sexualmente transmissíveis, sendo 1% a prevalência mundial da sífilis. “As pessoas precisam no entanto, estarem alertas, pois muitas vezes a doença não tem sintomas aparentes”, afirma Wilziane. Isso acontece, por que a sífilis em um primeiro momento surge com manchas avermelhadas na pele e depois desaparece como se a pessoa estivesse curada. “A pessoa acredita então, que está curada, mas quando a doença volta com mais força e mais complicações”, conta. Com a campanha, os médicos esperam reverter esse quadro e ainda diagnosticar novos casos de sífilis. “As mulheres devem levar seus companheiros para serem tratados e evitar possíveis re-infecções. Não adianta a mulher receber medicação e se tratar, por que quando chegar em casa o marido está com sífilis e vai infectá-la de novo. É um ciclo que queremos quebrar”, finaliza Wilziane O que é a Sífilis? A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema Pallidum e pode afetar vários órgãos. Ferida na área genital ou manchas pelo corpo que aparecem nas palmas das mãos e plantas dos pés, podem ser sinais de sífilis. A sífilis pode ser prevenida, por isso a importância do uso da camisinha em toda relação sexual. A doença pode ser controlada pelo sistema de saúde pública, pois existem exames sensíveis e tratamentos eficazes e baratos. Apesar disso, a sífilis, principalmente a sífilis congênita (sífilis transmitida pelo sangue da mãe com sífilis a seu bebê no útero) persiste como um problema de saúde pública e tem um peso significativo na mortalidade perinatal no Brasil (morte do feto ainda no útero no final da gravidez ou até a primeira semana de vida).

Data de Publicação: segunda-feira, 08 de outubro de 2007