Secretaria de Meio lança campanha de conscientização na coleta de lixo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou nesta semana, uma campanha de conscientização de lixo. Serão feitos trabalhos nas escolas, sobre os horários de coleta, e a maneira de separação correta do lixo. Ecoporanga possui uma usina de tratamento de resíduos, e o trabalho de concientização da população no separo do lixo seco e orgânico é muito importante para o bom funcionamento. E para isso, a campanha orienta que as pessoas coloque seus resíduos no horário de 07 a 09 horas de segunda a sábado, para evitar que fique espalhando pela cidade. Um dos principais objetivos do projeto é separar o lixo inservível do lixo que pode ser reaproveitado, evitando que os mesmos permaneçam no meio ambiente. A princípio, o lixo depositado na usina está sendo coletado através do serviço de coleta da prefeitura de Ecoporanga. Após ser depositado na usina, que fica localizada na zona rural do município, os funcionários iniciam um processo de trigem, separando o lixo seco do lixo molhado. O lixo seco são os plásticos, vidros, pneus, garrafas peti, papelão, latinhas de refrigerante, entre outros. Já o lixo molhado, também conhecido como material orgânico são os restos de alimentos, galhos de árvores e animais mortos, que servem, principalmente, para a produção de adubo orgânico. Em média em Ecoporanga são produzidas cerca de duas toneladas de resíduos por dia, e a separação do lixo é fundamental para a preservação ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela usina pede a colaboração da população separando papel, vidro, metal e plástico de materiais não recicláveis, material orgânico e rejeitos. “A população é figura fundamental para que o trabalho da usina seja realizado, pedimos a colaboração da comunidade para que faça a separação dos resíduos, os secos dos molhados, assim o trabalho será realizado de forma mais ágil”, salienta o Secretário de Meio Ambiente Denivaldo Caldeira.

Data de Publicação: segunda-feira, 08 de outubro de 2007