Poliomielite: Campanha supera meta em Ecoporanga

Os números da campanha de vacinação contra a Poliomielite em Ecoporanga ultrapassaram as metas estabelecidas na fase de preparação. A previsão inicial era imunizar 95% das crianças, de zero a cinco anos incompletos, residentes no município. Os dados finais da Secretaria Municipal de Saúde da revelam que este percentual ultrapassou os 98%. Um dos pontos apontados para este quadro foi o engajamento dos servidores do Órgão nesta atividade. Embora o último caso de Poliomielite no País tenha sido registrado em 1989, ainda é grande o risco de a doença voltar ao nosso território através de turistas ou imigrantes de países onde ela ainda existe como a África. A única forma de se evitar que isto ocorra é a criação de um “escudo biológico” composto da versão geneticamente modificada do próprio vírus que vai combater uma possível invasão da forma selvagem, esta sim, perigosa ao ser humano. Para tanto, é preciso que antes de chegar à natureza este vírus modificado tenha passado antes pelo organismo humano. Quanto maior for o número de crianças imunizadas menor será o risco da entrada da doença no País. A Poliomielite é também conhecida por “paralisia infantil” por causar a atrofia muscular e a perda definitiva da capacidade de movimentos. Além de poder levar a morte. Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Eliane Ferreira, só no dia “D”, que foi realizado no dia 23 de agosto, foi vacinada 91% das crianças, e no decorrer da semana até neste sábado 01 de setembro, foi ultrapassada a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que era 98%. “Para nós que é muito gratificante saber que erramos os trabalhos com a sensação do dever cumprido. E já começamos a trabalhar para próxima campanha quer será a de cães e gatos”, disse Eliane Ferreira.

Data de Publicação: segunda-feira, 03 de setembro de 2007