Começa a terceira etapa do “Programa Luz para Todos” em Ecoporanga

Dentro de poucos dias será iniciada a terceira fase do “Programa Luz para Todos” em Ecoporanga. O programa em suas duas primeiras etapas atendeu trezentos e setenta famílias, atingindo em média cerca de mil e novecentas pessoas, está melhorando em muita a vida dos pequenos produtores que antes não tinha o acesso a energia elétrica. Nessa nova etapa serão beneficiadas trezentas e vinte famílias de Ecoporanga, com a previsão de atender cerca de mil e seiscentas pessoas. Durante toda semana os técnicos de FURNAS, percorreram o interior do município, fazendo uma pesquisa de satisfação e realizando levantamentos. Estiveram nos Córregos de Ribeiraozinhos e Lage, analisando os resultados da primeira e segunda etapa. O “Luz Para Todos” faz parte de uma estratégia do governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva para levar energia a casa de todos os brasileiros que viviam sem energia, o que corresponde a um contingente de pelo menos 12 milhões de pessoas. “A diferença do programa Luz para Todos para as outras tentativas de levar energia para a zona rural é que, com o atual Governo, a energia chega até a casa do produtor, com o bico de luz dentro da sua moradia, sem que o consumidor tenha que pagar absolutamente nada. Em outros governos, em alguns locais, a energia chegava até a porta do produtor rural, mas ele só puxaria para dentro de sua casa se pudessem bancar as despesas, o que não é nada barato”, lembrou o Secretário Municipal de Agricultura Eduardo Muquy. Segundo ele, a média de preço de instalação de energia por unidade de consumo não sai por menos de R$ 2 mil. Por falta de energia, muitas vezes o produtor deixava de conservar um alimento ou um produto para comercializar. Se ele não tinha dinheiro, como é que poderia pagar pela instalação da energia?”, perguntou Eduardo Muquy. Ele mesmo responde: “É claro que não poderia. O presidente Lula, com sua sensibilidade, reconheceu o problema e está fazendo com que a energia chegue de graça às pessoas que realmente precisam”, acrescentou. A outra vantagem deste programa, segundo Eduardo, é que o preço da tarifa será reduzido. “Fica em torno de 60% do valor que é pago na cidade. A vantagem maior é que, a partir de agora, além do conforto, as pessoas daqui poderão ter a mesma saúde de quem vive na cidade, podendo conservar alimentos sem o recurso do sal. Este é só mais um dos benefícios deste programa”. O Prefeito Pedro Costa, que tem como principal objetivo trabalhar em prol o homem do campo afirmou, reafirmou a sua satisfação em a população. “Fico feliz em saber, que famílias que ainda vivia a base de lampião e vela, tiveram oportunidade de ter energia na sua porta, e usufruir dos benefícios e comodidade oferecidos. Sei que muitos não acreditam, ainda tínhamos famílias, que se quer tinha a energia para movimentar um rádio, e agora possuem sua geladeira, ferro elétrico, e podem ficar por dentro das noticias do mundo através da televisão. Ainda existem alguns que não foram beneficiados, e nessa terceira etapa, mas uma parte será beneficiada” finalizou Pedro Costa.

Data de Publicação: segunda-feira, 03 de setembro de 2007