Centros de Referência de Assistência Social de Ecoporanga – CRAS - comemoram seu primeiro ano Prefeitura investe nos Cras com ações voltadas principalmente para as famílias Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, comemora o primeiro aniversário do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ecoporanga, neste dia será realizado um café da tarde com grupos de convivência para idosos do CRAS. Criado através de mais uma parceria da Prefeitura de Ecoporanga com o Governo Federal, o Centro de Referência de Assistência Social, vem atendendo a mais de 100 famílias, abrangendo em torno de 500 pessoas em seu território de abrangência. Diversas ações, como grupos de convivência com idosos, crianças e mulheres, membros das famílias cadastradas, visitas domiciliares, encaminhamentos à rede de serviços públicos são oferecidos pelos CRAS. A Prefeitura tem investido com gastos de materiais, recursos humanos etc. O CRAS ainda atende um núcleo do Projeto Agente Jovem em suas dependências. Os CRAS, também conhecido como “Casa das Famílias”, conta com equipes multidisciplinares compostas por assistente social, psicóloga, educadora, auxiliar administrativo e de serviços gerais sendo Coordenados por Marcos Henrique Araújo O CRAS está situado em áreas de grande vulnerabilidade social e econômica do município e o atendimento visa principalmente o fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e a superação da pobreza. “Atender a comunidade exige dedicação e um real envolvimento de toda a equipe para que os atendimentos às famílias atinjam os objetivos propostos pelo guia de orientação do programa”, disse Marcos Henrique. De acordo com o prefeito Pedro Costa, os CRAS já se consolidou, em seu primeiro ano, como um dos maiores projetos sociais de Ecoporanga. “Pretendemos, ainda em nossa gestão, ampliar o CRAS para melhor atender as famílias do município. Pois, prestar atendimento, buscando minimizar as dificuldades das comunidades mais pobres no seu dia a dia, é um trabalho que tem inúmeras ramificações”. A secretária de Assistência Social, Eugênia Jardim, acrescenta: “O CRAS além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários é a porta de entrada para as ações básicas de assistência social”. Hoje, pode-se afirmar que o CRAS tornou-se, de fato, uma referência no atendimento social da população. Zusimar de Bessa da Silva Baeta, moradora do bairro Benedita Monteiro, freqüenta desde a sua fundação. “Para mim e acho que para muita gente daqui, o CRAS foi a melhor coisa que aconteceu no bairro. No Centro eu consegui acompanhamento psicológico para meu filho, participação de oficinas no grupo de crianças e palestras. Foi uma benção para nossa comunidade”, comemora. Foto: O Grupo de crianças recebendo orientação da educadora e da assistente social.

Data de Publicação: segunda-feira, 13 de agosto de 2007