HORTA ESCOLAR NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “PATRIMÔNIO PRATA DOS BAIANOS”

A Escola Estadual de Ensino Fundamental “Patrimônio Prata dos Baianos”, no Município de Ecoporanga – ES vem trabalhando o Projeto Horta Escolar, orientado pelo Supervisor Pedagógico João Autímio Leão Martins, que tem como objetivo dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimento e criar na escola uma área verde produtiva, pela quais todos se sintam responsáveis. O projeto está sendo um sucesso. Os alunos estão aprendendo a compreender e valorizar o funcionamento da natureza por meio de uma situação concreta, envolvendo temas relacionados à educação ambiental. Tratar das grandes questões ambientais como desmatamento, poluição, biodiversidade, desertificação e outros temas apenas nas aulas de ciências e geografia não é suficiente para que os alunos construam os valores e atitudes necessários à compreensão da importância da preservação dos recursos naturais do planeta, nem é o bastante para que se percebam como partes integrantes da natureza. O diretor Célio Alves Ferreira afirma que em muito tem contribuído este projeto, pois os produtos cultivados são destinados principalmente para a complementação da Alimentação Escolar, com verduras frescas e sem agrotóxicos. Com a horta bem cuidada e produzindo sempre, os recursos Estadual e Federal agora são investidos mais em frutas, leite e carnes, além de outros produtos que compõem o cardápio mensal aprovado por nutricionistas da Secretaria de Estado da Educação, garantindo uma alimentação saudável para todos os alunos.

Data de Publicação: terça-feira, 07 de agosto de 2007