CMEI Jardim Encantado participa do Prêmio Professores do Brasil 2ª Edição

O CMEI “Jardim Encantado” é uma das escolas de Ecoporanga que está concorrendo ao Prêmio Professores do Brasil 2ª Edição, como o Projeto “Reaproveitando Materiais em Desuso e Aprendendo com o Lúdico”. Com a iniciativa de despertar nas crianças desde cedo a consciência pela preservação e sensibilizar alunos e a comunidade sobre o acúmulo do lixo e a possibilidade de fazer o reaproveitamento de materiais em desuso na confecção de outros objetos que podem ser úteis ao homem e a sociedade. O projeto foi desenvolvido em parcerias entre as pedagogas Valdete L. Pereira e Ana Cristina P. Machado, e os professores, sendo que a professora Nilda Dutra R. Santos apresentou o projeto do prêmio. A idéia surgiu de um trabalho feito com os alunos em uma visita de estudo em uma fábrica de vassouras de garrafa pet em que eles puderam ter noção de reaproveitamento de matérias, e lá as próprias crianças fizeram questionamento de mais formas e matérias que poderiam ser reutilizados, e daí por diante foi sendo trabalhadas várias atividades até chegar o ponto da construção da Casa de História Ecológica, que foi construída com caixa de leite longa vida, que estava sendo inutilizado e acumulado no meio ambiente. Além da casinha foram confeccionados outros materiais entre eles, dominó, jogo da memória, quebra cabeças, sistema de numeração decimal, alfabetização espacial, recortes, colagens, poemas, leitura de rótulos, produção de texto, palestra e além do álbum onde as crianças aprenderam o tempo de decomposição de alguns materiais jogado no meio ambiente. Os alunos também aprenderam a importância de utilizar produtos naturais sem conservantes e agrotóxicos. O projeto concorre em âmbito nacional onde o professor selecionado ganhará o prêmio em dinheiro no valor de R$ 5.000,00, troféu e diploma, além de passagem, hospedagem e alimentação durante o período de realização do Segundo Seminário Professores do Brasil e da Solenidade de Premiação, em Brasília. A rede municipal, sempre vêem buscando inovar no aprendizado das crianças, para que eles ingressem no ensino fundamental mais preparados com a visão crítica. O projeto teve apoio da diretora da instituição de ensino e da Secretaria Municipal de Educação, que não mediu esforços para a concretização dos trabalhos.

Data de Publicação: terça-feira, 07 de agosto de 2007