Crianças da rede municipal de ensino de Ecoporanga recebem orientações sobre Saúde bucal na escola

O sorriso saudável e o futuro brilhante é o programa que está sendo desenvolvido no município de Ecoporanga em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, Cultura e Esporte, visa orientar crianças da rede municipal de ensino sobre saúde bucal. O programa é desenvolvido por meio de palestras que são ministradas por profissionais de odontologia que mostra as técnicas de como escovar os dentes e utilizar o fio dental para prevenir as cáries. O dentista Ricardo Dal ‘Col, que coordena o projeto salienta importância dessa ação preventiva que vai estudantes de primeira a quarta série, trabalhando na escola em conjunto com os educadores e as crianças, citando o levantamento do Ministério da Saúde, que afirma que até os 12 anos, a média é de um dente cariado, aumentando para 4,8 dentes cariados e um dente perdido aos 18 anos. "A prevenção é fundamental nessa idade, e é muito simples de ser feita, com uma boa higiene e a orientação dos professores em sala de aula. Os que já apresentarem problemas de cárie, placa bacteriana, serão encaminhados aos postos para tratamento, dando continuidade ao diagnóstico feito nas escolas", explicou. A “idéia”, “conforme salienta o coordenador, é também criar uma cultura alimentar saudável e ensinar hábitos de saúde bucal”. A primeira etapa envolverá o diagnóstico e levantamento das necessidades de saúde bucal da pré-escola às quartas séries e ainda com adesão espontânea de adolescentes. Todos os dentistas da rede estarão envolvidos, verificando a existência de cáries, inflamações de gengiva e outros problemas dentários. Estímulo à escovação Os professores participarão, estimulando a escovação dos dentes depois da merenda como rotina diária. As escolas receberão escovas Os pais serão chamados para serem comunicados sobre os encaminhamentos dos filhos nas unidades básicas de saúde. O objetivo é reduzir a perda dentária – as extrações de dentes – e a demanda por tratamento de canal, estimulando o autocuidado.

Data de Publicação: quarta-feira, 23 de maio de 2007