Assinado o acordo em prol da luta pela reativação das obras da BR 342

Nesta sexta-feira 20, estiverem presentes em Ecoporanga várias lideranças políticas e sociais promovendo um encontro em prol da reativação das obras da Rodovia 342, que abrange desde o município de Sooretama – ES ligando a Teófilo Otoni – MG através na BR 116. O movimento foi liderado pelo Prefeito de Ecoporanga Pedro Costa – PT, que durante a semana percorreu todos os municípios da região onde passa a rodovia. Estiveram presentes no encontro os Deputados Estaduais Luciano Pereira e Givaldo Vieira, os prefeitos Lauriano Zancanela (São Mateus), Ivam Lauer (Vila Pavão), Esmael Loureiro (Sooretema), Valdeles Cavalcante (Barra de São Fransciso) e o prefeito de Ataléia – MG, Eduardo Ribeiro de Macedo. Os deputados federais Lelo Coimbra e Iriny Lopes e o Senador Renato Casagrande enviaram representantes. As obras contem apenas cerca de 30% (trinta por cento) do seu total construída, com o gastos girando em torno de 80 milhões de reais, sendo paralisada por suspeitas de superfaturamento. A previsão é que sejam gastos mais de 150 milhões para que seja finalizada. O comparecimento da sociedade civil demonstrou o grande interesse em todos pela retomada das obras, que irá ser um grande avanço para a região, dando mais segurança e agilizando o escoamento da produção de granito, agrícola e leiteira, além de propiciar o aumento do turismo na região. Em Ecoporanga a paralisação causou um grande impacto para os produtores rurais, que tiveram suas terras cortadas, causando um prejuízo enorme. Na terra do Sr.Zizi Rufino os estragos foram incomparáveis, erosões e crateras que chegam ao tamanho de um prédio de quinze andares. “Essa obra para mim seria um grande avanço para nós da região, mas nessa situação que estar é uma vergonha, estamos perdendo com isso, além de correr sérios de umas dessas crateras se abrirem ainda mais. Já recorri a todos órgãos para que providencias fosse tomadas, mas esperamos que dessa vez com essa força que estamos movendo a situação se resolva” disse Zizi Rufino. O Prefeito Pedro Costa, preocupado não apenas com a situação do município de Ecoporanga, mas sim com a região decidiu tomar frente desse trabalho e iniciar a partir de Ecoporanga esse movimento, onde os prefeitos, deputados e lideranças presentes assinaram uma proposta que será encaminhada para Ministério dos Transportes e Governo Federal, e uma comissão foi formada para juntos irem até Brasília pessoalmente reivindicarem essa ação. “ Não é apenas pensando em Ecoporanga que tomamos essa iniciativa, mas sim em toda a região, e essa estrada tem o papel de proporcionar a integração e o desenvolvimento com qualidade de vida, e isso é importante para gente. O mais importante não é o asfalto em si, mas o desenvolvimento que ele trará, a possibilidade da empresas se instalarem aqui, e de gerar empregos, qualidade de vida.”, finalizou Pedro Costa.

Data de Publicação: sexta-feira, 20 de abril de 2007