Prefeitura decreta estado de emergência em Ecoporanga

A Chuva que caiu forte sobre Ecoporanga nos últimos dias, fez que com a Prefeitura Municipal de Ecoporanga, decretasse estado de emergência. Praticamente todo no município foi atingindo, e a população teve sua rotina alterada pelos últimos acontecimentos. O prefeito Pedro Costa, durante toda a semana manteve contatos com o governo estadual, e até o presente momento foram conseguidos cerca de 560 colchões e 270 cestas básicas, que estão sendo distribuídas para as famílias. Diversas outras entidades, e a comunidade em geral estão se mobilizando para ajudar o município, que segundo levantamentos da Defesa Civil Estadual, foi o mais prejudicado do estado. Na manhã de terça – feira – 12, representantes do Governo do Estado fizeram uma visita ao município para prestar solidariedade a o prefeito Pedro Costa. Estiveram na cidade, a secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Vera Nacif, e o coordenador de Defesa Civil, coronel Fronzio Calheira Mota. O Prefeito também está fazendo contato com o Governo Federal, e enviando relatórios para que possam ser repassados recursos para ser iniciado os trabalhos de recuperação. Durante toda a semana equipes foram mobilizadas para percorrer toda a região e realizar levantamentos e visitar comunidades e povoados atingidos. Sede- Na sede, os locais mais atingidos foi o Bairro Vila Nova, nas proximidades da Escola José Francisco de Oliveira e Associação Banestes. No Bairro Bela Vista, vinte uma famílias, foram notificadas, devido o risco de desabamentos em suas residências. Demais pontos foram vistoriados e a prefeitura está procurando atender de acordo com cada necessidade. Foto: No cume da enchente, a água invadiu cerca de 2 metros nesta residência. Joassuba – No Distrito de Joassuba, residências e comércios foram praticamente noventa por cento tomados pelas águas do rio que subiu cerca de três metros acima do seu nível. Foto – A água invadiu casas e comércios. Itapeba – Em Itapeba foi atingido pela com grande intensidade na terça – feira, devido as chuvas que caíram em Minas Gerais, e vem desaguando no Espírito Santo. Na baixada do povoado, praticamente todas as famílias foram atingidas, e tiveram suas casas invadidas. Foto: Para trafegar no povoado houve a necessidade de ajuda de botes. Imburana – O Distrito de Imburana várias casas teve as estruturas abaladas e algumas forma completamente destruídas, e que foram abrigadas e casas de parentes e amigos, e duas famílias, foram alojadas na Casa Paroquial. Foto: Casas foram completamente destruídas e as famílias perderam praticamente todos os pertences. São Geraldo e Ribeirãozinho – Os povoados de Ribeirãozinho e São Geraldo ficaram desolados devido a quedas de pontes e bueiros de acesso. Foto- Cotaxé - Em Cotaxé, também foi prejudica na terça – feira, as águas do Rio do Norte, invadiu casas, comércio, a creche local, fazendo com que as aulas fosse suspensa por tempo indeterminado devido a perca de cerca de setenta por cento do equipamento escolar. A água ultrapassou 4 metros e meio o nível do rio. Foto: A água invadiu o CMEI Prefeito Delio Rodrigues Muritiba e Santa Luzia do Norte – Santa Luzia do Norte e Muritiba ficaram desolados devido a queda de barreiras e pontes. Estradas – Praticamente as estradas de todo o município foram afetadas, cerca de 2.000 KM, que estão sendo recuperadas. O prefeito Pedro Costa, apesar das circunstâncias, está feliz com a sociedade em geral, em saber que todos estão com único propósito de ajudar ao próximo. “ Estamos muito agradecidos a todos que nos estão ajudando, e espero que o mais rápido possível essa situação seja resolvida. Graças a Deus não tivemos casos fatais, e com certeza com a força de todos iremos conseguir”, disse Pedro Costa.

Data de Publicação: quarta-feira, 13 de dezembro de 2006