Ecoporanga convoca comunidade escolar para participarem da eleição de diretor escolar.

A Prefeitura de Ecoporanga realiza no dia 15 de dezembro a eleição dos diretores da Rede Municipal de Ensino. Através do voto direto de alunos e pais de família ou responsável, serão eleitos os diretores em 08 unidades da rede municipal. De acordo com a secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Shirleyd Baêta, o processo de escolha para diretores representa uma conquista histórica da educação na cidade. “Ao longo dos anos a educação evoluiu bastante, porém a eleição direta não garante por si só uma gestão democrática, mas é um importante passo dentro do processo de participação da comunidade no destino da escola”, disse. Shirleyd ainda ressaltou que os mecanismos de participação democrática propiciam uma maior abertura da escola para a comunidade. “A participação na tomada e decisões torna a escola cada vez mais dinâmica, evitando se tornar um elemento estranho à comunidade. A ação vem coroar o processo de democratização da educação que tem sido desenvolvido pela atual gestão, é um processo histórico na construção da democracia no ensino público de Ecoporanga. Essa eleição vem consolidar um compromisso de campanha do prefeito Pedro Costa, no qual queremos preparar e estruturar uma gestão democrática com a participação interna e externa das escolas”,finalizou. Para o Prefeito Pedro Costa, a escola é da comunidade e nada melhor do que deixar que a comunidade decida quem vai conduzi-la. “A consulta popular é a forma mais democrática para decidir quem vai operacionalizar a política educacional dentro da escola. Durante anos o processo de escolha foi alternado entre indicação política e eleição, porém sabemos que a gestão democrática garante que a escola em parceria com a comunidade busque cada vez mais a melhoria da qualidade do ensino” disse Pedro. O Prefeito também cobrou da população a participação na tomada de decisões. “A consulta popular para a escolha do diretor, não é o único processo que garante a qualidade do ensino. A população que vota também tem que inserir na escola para que haja a melhoria da qualidade de ensino. Esta é uma forma de ter o apoio dos pais e de transformar a escola num espaço de cidadania, com uma parcela de compromisso para todos”, finalizou. Em todas as escolas que vão participar da consulta popular existe a Comissão Escolar, que escolhidos assumem a responsabilidade de conduzir todo o processo eleitoral, como o registro das chapas, o cadastro de quem irá votar, os recursos que serão apresentados e outros. A funcionária pública Dulcilândia Freitas Pereira da Silva, presidente da comissão na CEMEI Jardim , avalia a consulta popular como um processo “interessante”, onde a população é quem decide o futuro da escola. “Como integrante da comissão e como eleitor espero que todos os pais e os alunos compareçam para escolher os diretores, pois assim a comunidade terá respaldo para cobrar de quem for eleito. Este é um importante processo para a construção da cidadania e da democracia, pois o diretor deverá agir em comum acordo e com respaldo da população”, avalia Dulcilândia. O vereador José Francisco da Costa avalia o processo de escolha como abertura de um espaço para o debate sobre a realidade escolar onde pais, estudantes e trabalhadores da rede municipal fazem as escolhas do que é melhor. “Esse é um convite para que os pais e toda a comunidade possam participar mais da educação dos seus filhos, construindo assim uma educação de melhor qualidade”, avalia. O pleito será realizado nas escolas, EMEF “Dr. Bolívar de Abreu, EMEIEF “Palmeiras” , EMEIEF José Francisco de Oliveira, EMEIEF “Santa Luzia do Norte”, CMEI “Éber Teixeira Figueiredo”, CMEI “Jardim Encantado”, CMEI “Nossa Senhora aparecida” . Terão direito de votar os alunos maiores de 14 anos, professores e funcionários dos colégios e os pais dos alunos menores de 14 anos. Para ser eleito, o candidato deverá conquistar 50% mais um dos votos válidos da escola. O resultado das eleições será divulgado no prazo máximo de 48 horas e os diretores eleitos irão exercer um mandato de dois anos. Para exercer o direito de voto, o pai, mãe ou responsável e o estudante deve se comparecer nas respectivas escolas no dia 15 de dezembro, começando às 9h e com término as 17, nos próprios colégios.

Data de Publicação: sexta-feira, 08 de dezembro de 2006