SECRETARIA DE SAÚDE SEGUE COM A 2ª FASE DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 DE PESSOAS COM COMORBIDADES COM IDADE DE 40 A 49 ANOS

A Secretaria Municipal de Saúde inicia na quarta-feira (12) a 2ª Fase da Vacinação contra Covid-19 de pessoas com comorbidades, da faixa etária de 40 à 49 anos de idade. A vacinação ocorre em frente ao Ginásio Poliesportivo “Pe. Giovanni Bartesaghi”, ao lado do INSS, das 7:30h às 12h, no sistema Drive-Thru para quem chega de carro, e para quem chega a pé, o atendimento é dentro do Ginásio, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde de distanciamento social.

O GRUPO A SER VACINADOS SÃO PESSOAS COM IDADE ENTRE 40 À 49 ANOS QUE APRESENTEM AS SEGUINTES COMORBIDADES PRÉ-DETERMINADAS NO PNO:

• Diabetes mellitus
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
  • Hipertensão arterial estágio 3
  • Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
  • Insuficiência cardíaca (IC)
  • Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
  • Cardiopatia hipertensiva
  • Síndromes coronarianas
  • Valvopatias
  • Miocardiopatias e Pericardiopatias
  • Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
  • Arritmias cardíacas
  • Cardiopatias congênita no adulto
  • Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
  • Doença cerebrovascular
  • Doença renal crônica
  • Imunossuprimidos
  • Anemia falciforme
  • Cirrose hepática

A VACINAÇÃO CONTINUA PARA O GRUPO DA FAIXA ETÁRIA ENTRE 18 A 59 ANOS DE IDADE QUE APRESENTAM AS SEGUINTES COMORBIDADES:

• Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
  • Autismo;
  • Paralisia Cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental;
  • Pessoas com fibrose cística;
  • Pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental).
  • Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);
  • Pessoas com obesidade mórbida (índice de massa corpórea maior ou igual a 40).

Além destes grupos, as gestantes e puérperas com idade a partir de 18 anos serão vacinadas independentemente de condições pré-existentes.

As pessoas que se enquadram nestes grupos precisam apresentar, no ato da vacinação, um dos seguintes documentos atestando a comorbidade: laudo médico, prescrição médica ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento. Estes documentos precisam ser datados nos últimos três anos, além de documento oficial com foto, cartão do SUS e cartão de vacinação.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ecoporanga - ASCOM-PME

Data de Publicação: terça-feira, 11 de maio de 2021