NOTA DE ESCLARECIMENTO QUANTO A MANUTENÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

A Prefeitura de Ecoporanga, através da Secretaria Municipal de Finanças, por meio do Setor de Compras, inconformada com as más e intencionadas publicações sem qualquer amparo legal e compromisso com a verdade, que estão circulando em sites da região e nas redes sociais, a respeito do processo de compra do material de manutenção de iluminação pública, presta esclarecimentos aos servidores e a comunidade em geral, e, rechaça veementemente as notícias publicadas na internet.

Diante disso, a Prefeitura faz saber que, os processos de compras se encontram no Setor de Compras no qual está sendo realizada a cotação de preços para as empresas e comércios no qual fornecem este tipo de material. Ressaltamos que o pedido não possui apenas material para manutenção de iluminação pública, mas todo material elétrico que é necessário para Prefeitura, ou seja, para todas as secretarias.

O setor de compras é responsável apenas pela cotação de preços e compras, o pedido das compras é de responsabilidade de cada secretaria requerente, e que o mesmo para que possa realizar a cotação de preços devem chegar ao setor com todas as descrições necessárias e com tempo para realização para cotação de preços, pois o Setor de Compras depende da resposta dos orçamentos das empresas, nas quais demoram dias ou meses para responder, principalmente se for uma aquisição que contenha mais de 200 (duzentos) itens e devendo o Setor ter 3 (três) orçamentos de cada item pedido.

Ressaltamos ainda que o pedido do material de manutenção de iluminação pública retornou ao requerente para acertos e inclusão de alguns itens necessários e que não se encontravam no pedido, retornando recentemente ao Setor de Compras, no qual se encontra neste momento em cotação de preços.

Vale ainda ressaltar que devido a quarentena do coronavírus (Covid-19), várias empresas e comércios se encontram fechados e/ou funcionando com carga horaria reduzida e com funcionários reduzidos, nos quais em contato com várias delas, tem nos respondido que não estão fazendo cotação de preços no momento ou por causa da situação atual vão demorar atender, uma vez que atendem também as demandas de outras prefeituras que pedem orçamentos, não tendo como nos responder na data que estipulamos que é no máximo 3 (três) dias uteis.

Informamos ainda, que, devida a grande urgência na manutenção da iluminação pública, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, que é a responsável pela manutenção, solicitou outro pedido emergencial com apenas o material necessário, no qual se encontra em cotação de preços, aguardando que as empresas possam, mesmo com a grande dificuldade devida a quarentena do coronavírus, responder os orçamentos para realização da compra dos mesmos.

Pedimos a toda população que não acreditem em informações inverídicas que constantemente vêm sendo espalhadas na internet, e contamos com a colaboração de todos para que tenham um olhar crítico na internet, seja com o veículo que costuma acompanhar, seja com as informações que sua família compartilha, ou seja com o que o seu colega de trabalho comenta com você, pois por mais real que possa parecer a informação, sempre é bom checar os fatos.

A Prefeitura Municipal de Ecoporanga repudia toda veiculação de notícias más intencionadas, uma prática irresponsável e inconsequente que tenta provocar controvérsias entre a população e a administração pública e se coloca à disposição de todos para futuros esclarecimentos, se comprometendo sempre com a veracidade dos fatos.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ecoporanga - ASCOM-PME

Data de Publicação: segunda-feira, 06 de abril de 2020