Prefeitura intensifica combate à dengue em Ecoporanga

A Secretaria Municipal de Saúde por meio de setor de Vigilância Ambiental e Epidemiológica intensificaram os trabalhos de prevenção e combate à Dengue em Ecoporanga. As ações começaram na manhã do último dia 23, em alguns pontos do bairro Homero Amante e do Centro. Os agentes de endemias utilizaram a máquina portátil de Unidade de Baixo Volume (UBV) para reduzir os focos e a proliferação do mosquito transmissor da doença. Os trabalhos acontecerão de 05h as 07h, e das 16h às 18h, horários de maior atividade do Aedes aegypti. E ainda deverão ser estendidos para outros locais dos bairros Délio Rodrigues, Divino Espírito Santo, Vila Nova, Vale Encantado, Santa Mônica, Benedita Monteiro, além dos distritos de Santa Terezinha e Cotaxé. No entanto, as ações serão somente realizadas nas proximidades onde foram feitas notificações registradas de suspeita de Dengue. Segundos dados da secretaria, no primeiro semestre desse ano foram registradas quarenta notificações, das quais, quatro dessas são positivas. Sendo um no bairro Homero Amante e outros três casos no Centro. De acordo com o supervisor do setor Walter Fonseca, a parte central da cidade abriga os maiores índices de foco do mosquito, tendo um aumento de notificações registradas, principalmente na região que abrange do Mercado Novo à antiga Constrular "Em comparação aos demais municípios estamos com resultados positivos no que diz respeito aos números de pessoas notificadas. Embora, temos um número crescente da presença do Aedes em determinadas localidades, por isso a nossa preocupação para que o município não venha sofrer com novos surtos", destaca. Walter orienta sobre as precauções que os moradores devem tomar durante a passagem do UBV, que as pessoas evitem entrar em contato direto com inseticida, retirar e efetuar a troca da água de animais domésticos. E ainda pede que os moradores fiquem atentos e abram as portas e janelas das casas, para melhorar a efetividade do inseticida. Ele ainda reforça a importância da conscientização dos moradores, principalmente aqueles que não se encontram presentes durante as visitas dos agentes, possam fazer vistoria uma por semana em suas residências, uma vez que em Ecoporanga, 70% dos focos do mosquito detectados estão dentro de domicílios ou quintais e outros 30% em vias públicas. “Essa é mais uma maneira de intensificarmos o trabalho contínuo que os agentes de endemias realizam contra à dengue. No entanto, é preciso ainda tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. O município não medirá esforços para fazer o que for necessário para o aprimoramento do trabalho contra a dengue, mas para isso é indispensável que cada morador faça também a sua parte, mantendo quintais limpos, eliminando criadouros como latas, garrafas, vasos de plantas, pneus, calhas, caixas d’água destampadas e qualquer outro recipiente que possa acumular água. Contamos também com a colaboração e a parceria dos proprietários de terrenos baldios para que efetuem a limpeza dos locais, isso facilitará as vistorias dos profissionais", finaliza.

Data de Publicação: quinta-feira, 25 de junho de 2015