APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – PBA

O Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Educação SEDU e o Prefeito do Município de Ecoporanga, através da Secretaria Municipal de Educação – SMEC, buscando potenciar o Projeto “Vivendo e Aprendendo”, aderiu ao Programa Federal Brasil Alfabetizado, com objetivo de atender pessoas com idade acima de 15 anos, adultos e idosos que, por motivos sociais, não se alfabetizaram na idade cronológica definida como ideal para a conclusão do processo de alfabetização. O Programa Brasil Alfabetizado recoloca a alfabetização de jovens e adultos na lista das prioridades e na agenda educacional do País, buscando sanar ou equilibrar uma dívida do passado com esses brasileiros que não tiveram oportunidade de conseguir na época certa, talvez o maior bem de suas vidas que é a conquista da autonomia que só o conhecimento pode dar. O PBA entende a alfabetização como um processo dialógico, portanto adota uma metodologia que transcende à perspectiva puramente técnica de aquisição da escrita, entende a escrita como patrimônio sociocultual e o processo de alfabetização estreitamente ligado á vida dos sujeitos, portanto, a aprendizagem deve ser significativa, focada nos conhecimentos já adquiridos dos educando e em fatos concretos vivenciados pelo grupo. O Programa baseia-se nas ideias filosóficas do grande pedagogo “Paulo Freire” que criou o método de alfabetização libertadora para jovens e adultos. Paulo Freire lutou durante toda a vida para que todos os brasileiros tivessem a oportunidade de aprender a ler e a escrever, conquistando assim a autonomia intelectual. Sendo assim iniciamos com nossa Formação Inicial nos dia 15 e 17/04/2015 e as aulas no dia 20 de abril de 2015. Temos turmas nos seguintes lugares: Escola Benedita Monteiro Bairro Santa Mônica (espaço cedido) Escola Pestalozzi Bairro Valtinho Figueiredo (espaço cedido-Igreja Católica Santa Catarina) Bairro Délio Rodrigues (espaço cedido-EMEF “Dr.Bolívar de Abreu”) Bairro Vale Encantado (espaço cedido) Escola do Bairro Vila Nova - EMEIF “José Francisco de Oliveira” Vila Palmares-Zeca Bilim (espaço cedido-Igreja Assembléia de Deus) Acampamento Dely Casali (espaço cedido) Assentamento Miragem (espaço cedido-Igreja Católica) Escola “José Teixeira Fialho” Imburana Escola “Joassuba” Cº do Café – (Espaço cedido) Escola “Santa Luzia do Norte” Escola Assentamento Boa Vista Casa do Idoso/Bairro Divino Esp. Santo Bairro Bela Vista (espaço cedido)

Data de Publicação: terça-feira, 12 de maio de 2015