Beneficiários do Bolsa Família terão até o dia 31 de Julho para se recadastrar

Beneficiários do Bolsa Família terão até o dia 31 de Julho para estar se recadastrando no Programa. A atualização deverá ser realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no bairro Vila Nova. o atendimento é de segunda-feira a quinta-feira das 07 às 11 hs e das 13 às 17 hs. De acordo com o secretário municipal de assistência social, Laudinei Almeida é necessário o comparecimento dos assistidos até o CRAS da cidade para atualização das informações, porque poderão ocasionar no bloqueio do benefício por parte do Governo Federal. “A atualização das informações é fundamental para a manutenção do recurso para as famílias. O Governo Federal exige os dados legítimos por parte do beneficiário. Atualmente existe um grande índice de pessoas de Ecoporanga que estão correndo o risco de ter o cancelamento do Bolsa Família por não fazerem o recadastramento”, destaca. Dados de mudança de endereço, cidade, transferência de escola de crianças e adolescentes, mudança ou alteração na renda familiar, aumento ou diminuição do número de membros da família, mudança do responsável pela família são importantes informações que os assistidos devem comparecer ao CRAS para manterem a ficha de cadastro atualizada. Em Ecoporanga, cerca de 2. 637 pessoas estão sendo beneficiadas com o programa, dessas, aproximadamente 700 que dependem de se apresentar no setor do Bolsa Família até a data prevista, para evitar a suspensão do benefício. Segundo o secretário, dados indicam que estão sendo injetados no município cerca de R$ 360.000 reais por meio do Bolsa Família “O programa tem um peso muito grande no orçamento das famílias ecoporanguenses, pois são medicamentos, aluguéis, feiras que são feitas através do recurso, pessoas carentes que dependem do benefício para estar amenizando as necessidades básicas”, diz. Para que o Programa do Bolsa Família também seja mantido é importante que as responsabilidades na área da Saúde e Educação sejam cumpridas continuamente, pois pendências nesses setores também podem suspender o recurso. Na área da Educação, os pais e responsáveis devem matricular as crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na escola e também garantir a frequência escolar de pelo menos 85% das aulas para as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para jovens de 16 a 17 anos. Já na Saúde, os pais ou responsáveis pelas crianças de menos de sete anos devem participar das vacinações recomendadas, pesar, medir e realizar exames frequentemente. As gestantes e mães que amamentam precisam participar do pré-natal e consultar nas unidades de saúde, após o parto é necessária a continuação do acompanhamento médico da saúde da mãe e do bebê. Também a participação de atividades educativas provomidas pelas equipes de saúde sobre aleitamento e alimentação saudável.

Data de Publicação: terça-feira, 29 de julho de 2014