Governo autoriza DER-ES a lançar editais das obras do terceiro Programa Rodoviário do Espírito Santo (PRES III)

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O Governo do Estado autorizou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), a lançar o edital para contratação das obras do terceiro Programa Rodoviário Espírito Santo III (PRES III). A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta na tarde desta segunda-feira (14), com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, prefeitos dos municípios onde as obras serão realizadas e demais autoridades. O PRES III faz parte de um conjunto de investimentos em rodovias que o Governo do Estado está realizando com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As obras que serão realizadas foram apresentadas pelo coordenador da Unidade Gerenciadora do Programa PRES III, o engenheiro do DER-ES, Paulo Augusto Jabour. Por meio do Programa, o Governo do Estado pavimentará, reabilitará, duplicará e ampliará rodovias que se constituem em importantes corredores estruturantes para a economia e o desenvolvimento do Espírito Santo. O Programa Rodoviário do Espírito Santo (PRES III) reúne um conjunto de US$ 205 milhões para duplicação de 10,54 quilômetros de rodovias e reabilitação de 127,80 quilômetros nas regiões sul, noroeste e norte do Estado. Somando assim, 138,34 quilômetros neste primeiro lote, e 221 quilômetros em todo o Programa. O secretário de Transportes, Neivaldo Bragato, ressaltou a importância da terceira edição do Programa. “Este novo investimento, com aval do Branco interamericano de Desenvolvimento (BID), é resultado da credibilidade conquistada pelo Governo do Estado, que já resulta no maior conjunto de investimentos financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento na história do Estado para rodovias.” O secretário salientou também que, por meio deste Programa, importantes corredores estruturantes do Estado serão habilitados para o novo tipo de tráfego que hoje circula em nossas rodovias. “Serão realizadas obras que humanizarão os trechos trazendo mais conforto e mais segurança aos usuários”, completou Bragato. O governador Paulo Hartung destacou a importância das obras para a integração regional do interior do Estado. Hartung enfatizou que o Governo vem trabalhando para promover o desenvolvimento econômico e social de maneira harmônica no Espírito Santo, levando em consideração as vocações de cada região. “Estamos implantando um modelo de desenvolvimento geograficamente desconcentrado, socialmente inclusivo e ambientalmente responsável. Uma estrada em boas condições de uso, além de representar um vetor de desenvolvimento, melhora o acesso aos serviços de saúde e educação, facilita o escoamento da produção agrícola e aumenta a qualidade de vida de todos os moradores do entorno”, afirmou. Este é o terceiro Programa Rodoviário. No primeiro, foram investidos US$ 104 milhões. O segundo, que está em fase final, soma US$ 122,5 milhões, contempla 28,5 quilômetros de obras de pavimentação e 221 quilômetros de reabilitação. O terceiro, cujos editais para contratação das obras estão sendo autorizados hoje, soma um investimento de US$ 250 milhões e com previsão de realizar 15, 7 quilômetros de pavimentação; 10,54 de duplicação; e 220 quilômetros de reabilitação. Nos perímetros urbanos, foram dedicados tratamentos diferenciados, como a implantação de blocos de concreto, que funcionam como redutores naturais de velocidade, garantindo assim melhores condições de travessia. Em diversos trechos dessas rodovias, serão implantadas faixas de múltiplo uso, calçadas e ampliação dos acostamentos. Confira as obras que serão realizadas por meio do PRES III: OBRA DE DUPLICAÇÃO ES 482 – Cachoeiro de Itapemirim – Entr. ES 166 (Coutinho) Extensão: 10,54 quilômetros Valor orçado: R$ 46.561.595,58 Atualmente o trecho tem 11m de largura, sendo: * 7m de faixas de tráfego; * 2m de acostamento em cada sentido; * Volume de tráfego atual de 10.500 veículos/dia. Após as obras terá: * 28,4m de largura, sendo 4 faixas de tráfego com 3,50m, 2 em cada sentido; acostamento com 2,5m em cada sentido; * canteiro central com 6m; * ciclovia com 2m; * calçada com 3m no perímetro urbano de Cachoeiro de Itapemirim, por uma extensão de 600m; * nova ponte com 20m sobre o córrego Lombo Seco, próximo à localidade de acesso ao aeroporto; * viaduto sobre a linha férrea com 18m de comprimento e 20m de largura; * interseções, em dois níveis (viaduto), com a ES 488, em Morro Grande, no acesso ao Distrito Industrial; em Coutinho, no acesso à ES 166 para a cidade de Castelo; * 22 paradas de ônibus com abrigo; * revestimento vegetal por hidrossemeadura com uso de biomanta vegetal para recuperação de cortes e aterros. OBRAS DE REABILITAÇÃO ES 080 – Ponte sobre o Rio Pancas – Entrº Es 137 (São Domingos do Norte) Extensão: 38,34 quilômetros Valor orçado: R$ 73.442.756,44 Atualmente, a Rodovia tem plataforma com 9m, sendo: * 7,00 metros de pista de rolamento; * acostamentos com 1m em cada sentido; * Volume de tráfego de 5.100 veículos/dia. Após as obras, a Rodovia terá plataforma com 12m, sendo: * 7,00 metros de pista de rolamento; * acostamentos com 2,5m em cada sentido; * faixa de múltiplo uso na chegada de São Domingos do Norte com extensão de 740 metros; * faixa adicional nas proximidades do entroncamento com a ES 245, para Novo Brasil e Governador Lindenberg, com extensão de 2,8 quilômetros; * interseção em dois níveis no entroncamento com a ES 245; * eliminação de pontos críticos com a correção da geometria vertical e horizontal da rodovia; * revestimento vegetal por hidrossemeadura com uso de biomanta vegetal para recuperação de cortes e aterros; * 55 paradas de ônibus com abrigo. ES 320 – Ecoporanga – Entrº ES 080 (Três Vendas ) e contorno de Vila Paulista * Extensão: 50,40 quilômetros * Valor orçado: R$ 51.200.545,45 Atualmente, a Rodovia tem: * plataforma com 7,00 de faixa de tráfego; * acostamentos com 1,00 metro em ambos os sentidos; * Volume de tráfego de 2.500 veículos/dia no trecho compreendido entre o entroncamento com a ES 080 (Três Vendas) e a localidade de Vila Paulista; e de 800 veículos/dia no trecho compreendido entre Vila Paulista e Ecoporanga. Após as obras: * 7m de faixa de tráfego; * acostamentos com 1m em ambos os sentidos; * revestimento vegetal por hidrossemeadura com uso de biomanta vegetal para recuperação de cortes e aterros; * aplicação de pavimento diferenciado (blocos pré moldados de concreto) antes e após a Ponte do Rio São Mateus com extensão de 600 metros; * implantação do contorno de Vila Paulista, ligando a ES 320 com a ES 220, com extensão de 1,4 quilômetros, com 11m de plataforma, sendo 7m de pista e 2m de acostamento em ambos os sentidos; * 22 paradas de ônibus com abrigo; * faixa de múltiplo uso no perímetro urbano de Ecoporanga. ES 313 – Pinheiros – Entrº BR 101 ( Sayonara ) * Extensão: 39,06 quilômetros * Valor orçado: R$ 33.805.139,53 Atualmente, o trecho tem: * plataforma com 7m de faixa de tráfego; * acostamento variando de 1,5 a 2m em ambos os sentidos; * volume de tráfego de 1.800 veículos/dia. Após as obras, terá: * plataforma com 7m de faixa de tráfego; * acostamento variando de 1,5 a 2m em ambos os sentidos; * revestimento vegetal por hidrossemeadura; * aplicação de pavimento diferenciado nas principais travessias urbanas com 1,65 quilômetros de extensão, em Itauninhas e Nova Lima; *44 paradas de ônibus com abrigo Informações à Imprensa Assessoria de Comunicação do DER-ES Assessoria de Imprensa do Governo do Estado

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