Desde o ano de 1932 busca-se solidificar a educação no Brasil. Somente à partir do ano de 1988, com a Constituição Federal que o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE ganha força, sendo reconhecido como Lei. Na verdade, PDE é: “Definição de indicadores de avaliação – IDEB”; “Estabelecimento de diretrizes”; “Mecanismo de cooperação técnica e financeira”. Um grupo de profissionais da educação de Ecoporanga participou nos dias 24 a 28 de agosto, em Nova Almeida – ES, da “Etapa III – Formação dos Gestores das Escolas Estaduais e Municipais Priorizadas pelo IDEB/2007 na Metodologia do PDE/Escola”, promovido pelo Ministério da Educação-MEC, Secretaria de Educação Básica, Secretaria de Estado da Educação, Secretarias Municipais de Educação e Escolas Públicas. Foi estabelecido o prazo de vinte dias para que todas as escolas participantes possam enviar o PDE-Escola ao Ministério da Cultura/MEC. Desta forma é de extrema importância que os Grupos de Sistematização das Escolas, Superintendência Regional de Educação de Barra de São Francisco e da Secretaria Municipal de Educação de Ecoporanga, possam dar o suporte necessário para o diagnóstico do perfil das unidades; funcionamento; diagnósticos dos problemas considerados prioritários a serem combatidos; análise dos critérios de eficácia escolar; sínteses de auto-avaliação e, finalmente elaborar o Plano de Suporte Estratégico. O PDE/Escola é um plano do Ministério da Educação que prevê um conjunto de ações em parceria com os entes federados, instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e outros ministérios, numa ampla mobilidade social. Prioriza uma educação básica de qualidade com investimentos também em educação profissional, ensino superior e educação a distância. Também estabelece metas de qualidade para a educação básica, incluindo acompanhamento e assessoria aos municípios com baixos indicadores de ensino. A definição de indicadores de avaliação – IDEB está no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE/Escola); o estabelecimento de metas, no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação – CTE; e o mecanismo de cooperação técnica e financeira, no Plano de Ações Articuladas – PAR. A Secretária Municipal de Educação de Ecoporanga, Sra. Débora Kristyna Silva alerta que, como os beneficiários das ações articuladas do PAR são as escolas e que estas têm autonomia na elaboração do seu PDE, solicitar informações na SMEC sobre “quais escolas e em que ações serão beneficiadas, para evitar sobreposição de ações de assistência financeira”. Texto e Foto: Célio Ferreira Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ecoporanga.